Foto: Secom Itajaí
A rua Maurino Vieira, no bairro Praia Brava, em Itajaí, ará por interdições parciais e completas ao longo desta quinta-feira (23). A medida é necessária para garantir a segurança no andamento das obras de ligação da tubulação de escoamento de águas pluviais, que integra o projeto do novo corredor viário da região.
O trecho será sinalizado, e apenas moradores terão o permitido. Conforme o progresso da obra, o trânsito poderá ser completamente interrompido.
O projeto em execução prevê a construção de uma nova avenida, com mais de cinco quilômetros de extensão, que conectará Itajaí e Balneário Camboriú. A via será construída em paralelo à avenida Osvaldo Reis e incluirá melhorias de pavimentação, calçadas íveis, ciclovias e um corredor exclusivo para ônibus.
Nesta primeira etapa, as obras se concentram na instalação de galerias de drenagem e no alargamento de ruas que interligarão vias como Suécia, Ariribá e Maurino Vieira até a rua Joel José Ferreira, na Praia Brava. O trecho inicial compreende 500 metros e está avaliado em R$ 6,5 milhões, com previsão de entrega para agosto de 2025.
O novo corredor viário será o maior eixo comercial de Santa Catarina, conectando Itajaí, a maior economia do estado, a Balneário Camboriú, o 13º maior Produto Interno Bruto (PIB). O custo total do projeto, incluindo desapropriações e etapas futuras, é de R$ 180 milhões, financiado com recursos próprios do município e do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata).