Foto: Codetran Itajaí/Divulgação
A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) iniciou nesta quarta-feira (07) uma ação de orientação voltada a caminhoneiros que trafegam pela avenida Reinaldo Schmithausen. Caminhões com mais de 12 metros de comprimento ou com peso acima de 25 toneladas devem obrigatoriamente ar a Via Portuária após a rotatória do antigo Kubanacan, no sentido Centro–BR-101.
De acordo com a Codetran, a medida busca melhorar a fluidez do tráfego no trecho entre as rotatórias do antigo Kubanacan e da empresa Klabin. Outro objetivo é aumentar a segurança de ciclistas, já que a avenida não conta com ciclovia nem ciclofaixa.
A Via Portuária, segundo os agentes de trânsito, possui apenas três semáforos e permite uma circulação mais ágil para os veículos de carga. Empresas que necessitarem que seus caminhões utilizem a avenida Reinaldo Schmithausen podem solicitar autorização prévia junto à Codetran.
A fase de orientação aos motoristas segue até sexta-feira (09). A partir de segunda-feira (12), caminhões flagrados circulando de forma irregular no trecho serão autuados.
A infração será aplicada com base no Artigo 231, inciso IV, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).