Foto: Ascom Navegantes/Divulgação
A Prefeitura de Navegantes vai realizar, no sábado (24), uma manhã cheia de atividades voltadas à conscientização sobre a segurança no trânsito. A ação faz parte da campanha Maio Amarelo e acontece das 9h às 12h, com programação gratuita para toda a população – incluindo os pets.
Confira o que vai rolar:
🐾 Cãominhada
A caminhada com os pets abre a programação às 9h. A saída será da Praça Nossa Senhora dos Navegantes, em frente ao ferry boat, com chegada na Praça Central da Praia.
A ideia é unir o eio com orientações sobre segurança no trânsito para quem leva os bichinhos nos veículos. Segundo a superintendente da Navetran, Magalí Ignácio, o foco será “mostrar como transportar o animal de forma segura, protegendo ele, os ageiros e os demais motoristas”.
🚔 Blitz educativa
Logo após a cãominhada, será realizada uma blitz com diversas ações educativas:
- Orientações sobre transporte seguro de crianças, pets, ciclomotores e veículos autopropelidos (como os patinetes);
- Entrega de kits educativos infantis, com livros que explicam regras de trânsito de forma lúdica.
🛴 Escolinha de patinetes elétricos
Na Praça Central, crianças e adolescentes vão poder participar da escolinha de direção de patinetes elétricos.
Além da prática, haverá distribuição de material educativo sobre:
- Uso correto dos patinetes;
- Regras de circulação;
- Equipamentos de proteção obrigatórios.
✂️ Distribuição de antenas corta-pipa
Para garantir a segurança de quem anda de moto, haverá entrega de antenas corta-pipa (corta-cerol), principalmente para motoboys e motociclistas que usam o veículo diariamente. A ação busca evitar acidentes com linhas de cerol, comuns nesta época do ano.
🚦 Campanha Maio Amarelo
A campanha é global e busca reduzir acidentes de trânsito com ações de conscientização. O tema de 2025 é “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, com o lema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
A programação em Navegantes é uma parceria entre a Navetran, a Secretaria de Proteção e Cuidado Animal e a Secretaria de Segurança Pública, com apoio da Polícia Militar, NaveShip e JET.
Segundo a secretária Sol Dapper, a ideia é ampliar a discussão sobre segurança no trânsito para além dos carros. “Muitos tutores ainda eiam com os pets sem guia, o que é um grande risco. Um animal solto pode fugir e acabar nas vias, colocando sua vida e a de outros em perigo”, alerta.