Anúncio

Diretora do Ruth Cardoso é exonerada após morte de recém-nascido; Aline Leal assumirá a direção

Foto: Divulgação/PMBC

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), exonerou na noite de segunda-feira, 28, a diretora do Hospital Municipal Ruth Cardoso, Andreza Haddad. A decisão foi formalizada por meio de portaria publicada no Diário Oficial.

A exoneração ocorreu após a morte de um recém-nascido na unidade hospitalar. Segundo a prefeitura, a prefeita acompanhou os desdobramentos do caso e esteve no hospital no sábado, 26, onde solicitou informações detalhadas à equipe técnica e prestou apoio à família.

A Secretaria de Saúde determinou a entrega do prontuário médico aos familiares, acionou a Comissão de Óbito e o Comitê de Ética, e afastou preventivamente o médico responsável. A empresa terceirizada que presta serviços médicos ao hospital foi notificada, e uma sindicância foi aberta para apurar possíveis irregularidades.

MUDANÇA NA GESTÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL RUTH CARDOSO

A Prefeitura de Balneário Camboriú iniciou mudanças na gestão do Hospital Municipal Ruth Cardoso. A diretora-geral Andreza Haddad foi exonerada na segunda-feira, 28. A secretária de Saúde, Aline Leal, assumiu interinamente a direção da unidade. Novas substituições na equipe gestora estão previstas ainda nesta semana.

Medidas istrativas
Entre as ações anunciadas, estão: auditoria no contrato da maternidade firmado em 2020, nova licitação para o Centro Obstétrico, criação do cargo de diretor clínico obstétrico e envio de projeto de lei para contratação de profissionais ACTs da Saúde com vínculo de dois anos. As medidas buscam estabilidade e melhorias nos atendimentos.

Certificação e nova gestão
A prefeitura também iniciará o processo para o Hospital Ruth Cardoso buscar a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), voltada à qualidade e segurança no atendimento. Ainda neste ano, será lançada nova licitação para mudança na gestão hospitalar, após a não homologação do processo anterior, por recomendação do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado.

Compartilhe Este Artigo
COMPARTILHAR