Foto: Freepik/Abre Olho Notícias
Pelo menos uma morte por semana foi registrada em 2024
Santa Catarina registrou 51 casos de feminicídio em 2024, mantendo uma média de uma mulher assassinada por semana. Apesar de representar uma redução de 12% em relação a 2019, quando foram contabilizados 58 casos, o cenário ainda preocupa. Nos últimos seis anos, o estado acumulou 335 vítimas de feminicídio, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-SC) e pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
ville, no Norte do estado, lidera o ranking de cidades com maior número de casos, somando 19 mortes entre 2019 e 2024. Na sequência, aparecem Chapecó, com 16 mortes, Florianópolis, com 14, e Blumenau, com 13 registros no mesmo período.
De acordo com o TJSC, o feminicídio é caracterizado como um crime motivado pelo gênero, muitas vezes associado à violência doméstica ou discriminação contra mulheres. A desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, da Coordenadoria da Mulher, ressalta a importância da conscientização para promover o respeito e prevenir novos casos de violência.
Os dados reforçam a necessidade de políticas públicas e ações efetivas para proteger as mulheres e combater esse tipo de crime no estado.