Foto: Secom Itajaí/Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí encerrará os atendimentos na Central de Atendimento à Dengue (CAD) neste sábado, 31/05, às 7h. A decisão ocorre após a redução da média diária de casos da doença, que caiu de 70 para cerca de 25 registros.
Inaugurada em 01/03, a unidade funcionava no 10º andar do Complexo Madre Tereza, com o pelo pronto-socorro do Hospital Marieta Konder Bornhausen. A partir de 29/04, a CAD também ou a atender pacientes com sintomas gripais, em resposta ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Com o encerramento da CAD, a Secretaria concentrará os atendimentos e recursos no combate às síndromes respiratórias. “Vamos aumentar ainda mais o número de médicos no CIS, tanto na pediatria quanto no atendimento adulto. Também daremos um incentivo ao Marieta para que nos próximos 90 dias seja ampliado o quadro de médicos e enfermeiros para atuação contra as síndromes respiratórias”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Dra. Mylene Lavado.
Segundo dados divulgados na quinta-feira, 22/05, Itajaí contabiliza 2.250 casos confirmados de dengue. Os bairros com maior incidência são São Vicente (434), Dom Bosco (378), Cordeiros/Murta (265) e Cidade Nova (221).
A partir de terça-feira (27), não serão mais aceitas transferências de pacientes para a Central da Dengue. Casos leves devem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já pacientes com sintomas moderados ou graves devem procurar o CIS Infantil, CIS Adulto, UPA Cordeiros ou o Hospital Pequeno Anjo.