Uma operação deflagrada na manhã desta sexta-feira (29), denominada Torcida Segura, cumpriu 18 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a torcidas organizadas de Florianópolis. A ação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), vinculada ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), teve como objetivo desarticular práticas criminosas e reduzir atos de violência relacionados ao futebol no estado.
A investigação foi motivada por um confronto registrado em câmeras de monitoramento, ocorrido em um posto de gasolina da capital catarinense, após a partida entre Avaí e Sport Recife, em 7 de setembro. Torcedores das organizadas Mancha Azul (Avaí), Jovem (Sport), Gaviões Alvinegros (Figueirense) e Gang (Sport) se enfrentaram com barras de ferro e pedaços de madeira, resultando em quatro feridos, um deles com perda de massa encefálica.
Durante a operação, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, documentos e armas improvisadas. Um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de munição. A ofensiva envolveu a Polícia Militar, Polícia Civil, DEIC, P da Capital, Canil da Polícia Civil e CORE/PCSC. Os suspeitos são investigados por associação criminosa e incentivo à violência no esporte, e o caso segue em apuração para identificar outros envolvidos e prevenir novos episódios de violência.