Foto: PC de Navegantes/Divulgação
A Polícia Civil de Navegantes cumpriu, na quarta-feira (14), dois mandados de prisão preventiva e mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma facção criminosa com atuação em Santa Catarina. A ação faz parte de investigação sobre o tráfico de drogas e crimes conexos no município.
Segundo a Polícia Civil, os presos ocupavam posições de liderança e estariam envolvidos na coordenação de crimes como tráfico e homicídios, especialmente contra pessoas consideradas rivais da organização. A facção, segundo as investigações, mantém aliança com outra de abrangência nacional e atua como mediadora de conflitos, impondo regras e restrições em determinadas áreas do município.
Um dos presos é investigado por envolvimento em um tiroteio registrado em 17/2/2025, no bairro São Paulo, com a intenção de executar um rival da facção.
A operação contou com o apoio da Delegacia de Combate às Drogas (DECOD), da Divisão de Investigação Criminal (DIC) e do Núcleo de Operações com Cães (NOC) de Itajaí.
Dos quatro mandados de prisão expedidos, dois foram cumpridos e dois suspeitos permanecem foragidos. A Polícia Civil informa que denúncias podem ser feitas pelo telefone 181, com garantia de anonimato.