Foto: Agência Brasil/Divulgação
O cardeal americano Robert Prevost foi eleito o próximo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira (08) e escolheu o nome de papa Leão XIV. Ele é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos, marcando um momento histórico na sucessão papal. A confirmação veio com a tradicional fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando o fim do conclave.

Robert Francis Prevost tem 69 anos e nasceu em Chicago. Ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e foi ordenado sacerdote em 1982. Com longa atuação missionária no Peru, foi bispo da Diocese de Chiclayo e, mais recentemente, liderava o Dicastério para os Bispos — órgão responsável pela nomeação de bispos em todo o mundo — cargo para o qual foi nomeado pelo papa Francisco em 2023, quando também recebeu o título de cardeal.
Com perfil moderado e experiência pastoral na América Latina, Leão XIV assume o papado após a morte do papa Francisco, ocorrida há 17 dias. Sua eleição aponta para uma possível continuidade nas reformas iniciadas por seu antecessor, com foco na descentralização da Igreja, maior inclusão social e diálogo com realidades locais. O novo pontífice será oficialmente apresentado ainda nesta quinta, na sacada central da Basílica de São Pedro, com a tradicional bênção “Urbi et Orbi”.