Com o início do verão neste sábado (21), Santa Catarina se prepara para receber mais de 3,1 milhões de turistas durante a alta temporada. Contudo, esse grande fluxo de pessoas também atrai aqueles que buscam aplicar golpes e fraudes em serviços turísticos. Para proteger os visitantes, a Polícia Civil e o Procon SC disponibilizam canais de denúncia para que casos de golpes de verão sejam combatidos.
Uma das formas de denunciar esses crimes é por meio da Delegacia de Proteção ao Turista (DPTUR), que atua na prevenção e apuração de fraudes contra turistas. Para registrar uma ocorrência, o turista deve comparecer à DPTUR com documentos pessoais e fornecer detalhes sobre o ocorrido. A delegacia funciona em Florianópolis e pode ser contatada pelo telefone (48) 3665-5726 ou pelo e-mail [email protected]. Outras delegacias também recebem denúncias semelhantes.
Além disso, o Procon SC também está disponível para registrar irregularidades em serviços prestados aos turistas. O órgão pode ser acionado pelo telefone gratuito 151, WhatsApp (48) 3665-9057 ou pelo site. Golpes comuns incluem transporte clandestino, aluguel de imóveis falsos para a temporada, clonagens de WhatsApp para fraudes financeiras e cobranças indevidas em pagamentos por aproximação com cartões.